Foto
junho 6

Data Driven: como ela pode ajudar a estratégia de marketing

Data Driven é uma metodologia que adota o intenso uso de dados nas atividades de análise e decisão e pode ser aplicado a diversas áreas, como administração, marketing e risk management.
No marketing ela propicia caminhos mais precisos na escolha de público-alvo, segmentação de clientes, entendimento da jornada do consumidor e na seleção de campanhas, mensagens e veículos. A compreensão do comportamento global do consumidor possibilitada pela análise desses dados permite aos gestores a tomada das decisões mais adequadas, poupando tempo, esforço e dinheiro das empresas.
É por esse motivo que as empresas estão tão interessadas na Data Driven: a economia de tempo, dinheiro e esforços que seu uso permite.
Isso nos traz, inicialmente, o desafio de coletar dados de forma sistemática para posteriormente analisá-los e, neste ponto, já reside um dos principais obstáculos: capturar e gerenciar informações de diversas fontes e de forma confiável. 
O ambiente off-line de lojas físicas torna essa tarefa extremamente complexa, quer pela dificuldade da mensuração do resultado de cada ação individualmente como pela pouca cultura de coleta de dados das vendas feitas nessas lojas.
Já no ambiente online e nas lojas virtuais as coisas são bem mais fáceis: quase tudo pode ser medido e analisado, pois as informações são altamente disponíveis e isso faz desse ambiente o principal alvo das técnicas de Data Driven.
A coleta produz um grande volume de dados estruturados e não estruturados que são gerados a cada segundo (o chamado Big Data) e que, uma vez coletados, são analisados por profissionais especializados, como equipes de Business Intelligence ou Data Science e posteriormente usados para criar as ações e estratégias mais eficientes.
E quando os dados são por demais numerosos ou volumosos para serem analisados por pessoas? Ai entram as técnicas de machine learning e inteligência artificial, que descobrem padrões, regras e relações que somente o uso intensivo da computação pode encontrar.
Mas esse já é assunto para outro post!

Foto
julho 21

O que é Marketing de Performance? 

Marketing de performance é uma estratégia de gestão de negócios que objetiva a obtenção do melhor desempenho possível em campanhas de geração de vendas on-line, de obtenção de leads para a área de vendas ou de obtenção de engajamento com um determinado público alvo.

Na maior parte das vezes o marketing de performance se utiliza de mídias digitais para geração de tráfego em sites de comércio eletrônico, em sites que incentivam o contato do cliente a equipe comercial, ou ações de engajamento como download de aplicativos, leitura de conteúdo, visualização de vídeos e assim por diante.

Uma das premissas do marketing de performance é estabelecer quais indicadores de performance serão utilizados para medir o resultado e o desempenho das ações de marketing.

Existem basicamente dos tipos de indicadores de performance, os indicadores de auditoria de resultados e os de análise de desempenho.

Os indicadores de auditoria são métricas não calculadas como o volume de vendas, a quantidade de leads, ou a quantidade de downloads, que serão usados para compara-los com uma determinada meta estabelecida para cada indicador.

Os indicadores de desempenho são métricas calculadas como o retorno sobre o investimento em mídia (ROAS), taxa de conversão, coeficiente de aprovação, custo por lead, etc, que são usados para comparar seu desempenho entre mídias, entre campanhas, entre diferentes meses, horários, dias da semana, para identificar onde ocorreram os melhores e piores resultados.

A gestão de marketing de performance requer a utilização de plataformas de métricas como o Google Analytics, o Add Intelligence, entre outras; para contabilizar as métricas e permitir a análise de resultados e de desempenho.

O marketing de performance é uma estratégia que visa a melhoria incremental dos resultados dos esforços de marketing de forma a alcançar os objetivos dos negócios on-line.

Foto
julho 21

Lifetime value (LTV) no e-commerce 

Lifetime value (LTV) é uma métrica estabelece o potencial receita gerado por um grupo de cliente ao longo de um determinado período através de compras recorrentes.

Está é uma métrica fundamental para a análise de retorno de investimento em mídia, pois medir o desempenho das campanhas com base apenas no valor gasto para gerar o primeiro pedido de um cliente pode levar o anunciante a avaliar de forma incorreta o benefício do investimento.

O Lifetime Valeu permite mensurar, através do valor e a quantidade de recorrências de compras, o valor dos clientes, ou grupo de clientes, como clientes conquistados por mídia, por campanha, etc.

Ao analisar o retorno de investimento em mídia é preciso levar em consideração o valor gasto na mídia, o volume de vendas ocorridas imediatamente e o Lifetime Value esperado para um determinado período de tempo tendo como base o LTV histórico.

Desta forma você e seus superiores terão uma visão mais realista dos reais benefícios de investimento em mídia.

A plataforma de métricas Add Intelligence oferce diversão visões de Life Time Value, considerando a freqüência media de compra, o volume de compras e a recência de compras por mídia, por campanha e por diferentes períodos de tempo, assim é possível mensurar claramente o retorno sobre o investimento em mídia.

Quando o Lifetime Value passa a ser uma métrica tão importante quanto o retorno imediato sobre investimento em mídia, os gestores de e-commerce passam a implementar campanhas para sua base de clientes com o objetivo de aumentar o LTV.

Para isso é fundamental implementar diversas campanhas customizadas para os desejos e necessidades de cada grupo de clientes, como por exemplo:

- campanha para clientes que compraram algum produto, oferecendo outro, que tem tudo a ver com o que eles já compraram.

- campanha específica para novos clientes com incentivo para a próxima compra.

- campanha com cupom de desconto para clientes que não compram há mais de 120 dias.

- campanha oferecendo um cupom de desconto para os aniversariantes da semana.

Para automatizar as campanhas como estes e muitas outras através do Facebook, Instagram, e-mail marketing, You Tube, Gamil, Google e push alert, você pode utilizar a plataforma de digital CRM Ativem.

Portanto, quando você começar a media o LTV, certamente verá mais valor nos investimentos em mídia, investirá mais em mídia para adquirir novos clientes e irá intensificar as campanhas promocionais para sua base de clientes visando ampliar o LTV de sua operação.